A distribuição gratuita de livros escolares em Moçambique seguirá um novo calendário a partir deste ano, com a entrega ocorrendo no último trimestre, como anunciou o Presidente da República, Daniel Chapo, ontem (24), em Pemba, durante uma sessão extraordinária do Conselho Executivo da província de Cabo Delgado.
A nova medida visa alinhar a distribuição com a época seca, evitando complicações causadas pelas chuvas. “Este ano, vamos fazer de tudo para que o livro seja distribuído na época seca, ou seja, em setembro, outubro e novembro, para o ano letivo de 2026”, afirmou Chapo.
Apesar da mudança prevista para o futuro, a distribuição dos livros escolares para o ano letivo de 2025 ainda está em andamento desde janeiro em todas as escolas secundárias sob gestão do Ministério da Educação e Cultura.
Na última terça-feira, o governo informou que mais de 47% dos livros já foram distribuídos, mas apontou as dificuldades de acesso a algumas escolas, devido às chuvas, como a principal razão para o atraso. No total, o governo distribuiu cerca de cinco milhões de livros, restando aproximadamente sete milhões para serem entregues até o final de março.
Comentários
Postar um comentário