O governo dos Estados Unidos reafirmou o seu compromisso de continuar apoiando os projetos humanitários em andamento em Moçambique, com destaque para o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Combate à SIDA (PEPFAR), iniciado em 2023.
Durante uma audiência com o Presidente da República, Daniel Chapo, nesta quarta-feira (18), o embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Vrooman, destacou que o governo norte-americano manterá seu apoio, principalmente na área da saúde.
"Temos isenções em alguns projetos que salvam vidas, como os projetos do PEPFAR, que fornecem antirretrovirais, e também na logística para o setor de saúde. Continuaremos com nossos programas, que visam salvar a vida de dois milhões de moçambicanos que vivem com HIV", afirmou Vrooman.
O embaixador também ressaltou que o governo dos EUA possui diversos programas de assistência humanitária em Moçambique, e que esses continuarão a ser implementados em parceria com o governo moçambicano, o setor privado e ONGs (Organizações Não-Governamentais), visando assegurar a continuidade dessas iniciativas.
Desde 2004, o governo norte-americano tem trabalhado para promover o desenvolvimento próspero e saudável de Moçambique, implementando o PEPFAR. Nos últimos 20 anos, o programa já investiu mais de 5,2 bilhões de dólares no combate ao HIV/SIDA no país.
Comentários
Postar um comentário