Pular para o conteúdo principal

Páginas

Tensão pós-eleitoral provoca retração de 4,9% na economia nacional


A economia moçambicana sofreu uma contração de 4,9% no quarto trimestre do ano passado, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE). A queda é atribuída, principalmente, às tensões pós-eleitorais e aos impactos dos choques climáticos sobre diversos setores de atividade.

Comparado ao mesmo período de 2023, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,8%, o cenário do último trimestre de 2024 reflete uma forte desaceleração da economia.

O período analisado foi marcado por protestos populares que resultaram na paralisação de diversas atividades comerciais, além do vandalismo contra empresas e infraestruturas. Como consequência, pelo menos 900 empresas foram afetadas e mais de 12 mil pessoas perderam seus empregos. Além disso, houve incêndios e saques em várias instituições empresariais.

Antes da retração registrada no último trimestre, a economia moçambicana apresentou crescimento de 3,2% no primeiro trimestre de 2024, seguido por uma alta de 4,5% no segundo trimestre e um ligeiro recuo para 3,7% no terceiro trimestre.

O impacto da instabilidade política e social reflete-se diretamente na economia, destacando a necessidade de medidas para restaurar a confiança do setor empresarial e estimular a recuperação econômica.

Comentários