Pular para o conteúdo principal

Páginas

BNI lança “Fundo Mulher” de 950 milhões de meticais para apoiar mulheres empreendedoras


O Banco Nacional de Investimento (BNI) lançou nesta segunda-feira, 29 de Abril, na Vila Ilha dos Amores, em Maputo, uma linha de crédito no valor de 950 milhões de meticais destinada exclusivamente ao financiamento de mulheres empreendedoras. A iniciativa, intitulada “Fundo Mulher”, insere-se no compromisso da instituição de promover o empoderamento económico feminino.

Sob o lema “BNI, empoderando mulheres que lideram”, o fundo irá beneficiar projectos liderados por mulheres nos sectores da agricultura, avicultura, agro-processamento, comércio, serviços e turismo. A linha de crédito procura facilitar o acesso ao financiamento para iniciativas com impacto económico e social, com ênfase em projectos de produção e geração de renda sustentável.

Segundo o BNI, o fundo tem como objectivos principais:
  • Estimular o empreendedorismo feminino;
  • Aumentar a participação das mulheres na actividade produtiva nacional;
  • Reduzir as barreiras de acesso ao crédito e financiamento;
  • Promover projectos com impacto social positivo, sobretudo nas comunidades.
O lançamento do “Fundo Mulher” foi marcado por um ambiente de celebração e incentivo ao papel transformador das mulheres no desenvolvimento económico de Moçambique, com a presença de representantes do sector empresarial, sociedade civil e instituições governamentais.

Comentários