Pular para o conteúdo principal

Páginas

Conclave para escolher novo papa começará em 7 de maio, anuncia Vaticano


135 cardeais aptos participarão da eleição na Capela Sistina após a morte do papa Francisco

Vaticano – O conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica começará na próxima quarta-feira, 7 de maio, informou o Vaticano nesta segunda-feira (28). A cerimônia reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos, aptos a votar, na Capela Sistina.

A decisão sobre a data foi tomada durante a primeira reunião fechada dos cardeais após o funeral de Francisco, realizado no último sábado (26).

Como funciona o conclave

O conclave se inicia com uma missa especial na Basílica de São Pedro. Depois, os cardeais seguem para a Capela Sistina, onde, em completo sigilo, começam a votação.

Antes da votação, a capela é inspecionada para garantir que não haja câmeras ou dispositivos de gravação escondidos. Os cardeais são proibidos de discutir os procedimentos e podem ser excomungados em caso de quebra de sigilo.

Durante o processo, cada cardeal preenche uma cédula com o nome do seu escolhido, abaixo da frase em latim "Eligo in Summum Pontificem" (“Eu elejo como pontífice supremo”). Eles não podem votar em si mesmos. As cédulas são depositadas em um cálice e, em seguida, contadas.

Para ser eleito, um candidato precisa de pelo menos dois terços dos votos.

Rituais e tempo de duração

O primeiro dia do conclave é dedicado a missas e orações. Se os rituais terminarem ainda pela tarde, uma primeira votação pode ocorrer no mesmo dia.

Nos dias seguintes, podem ser realizadas até quatro votações por dia — duas de manhã e duas à tarde. Se após três dias não houver definição, os cardeais fazem uma pausa para oração e reflexão antes de retomar as votações.

Historicamente, os conclaves têm sido rápidos: dos últimos 11, nenhum durou mais de quatro dias.

A fumaça que anuncia o novo papa

O mundo acompanha a escolha do novo papa através da fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina: fumaça preta indica que nenhum papa foi eleito; fumaça branca significa que um novo pontífice foi escolhido.

A expectativa é grande na Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis e jornalistas aguardam o anúncio. Cerca de 30 a 60 minutos após a fumaça branca, o novo papa aparece na sacada da basílica para sua primeira bênção.

A cerimônia formal de posse acontece dias depois, tradicionalmente na Catedral de São Pedro.

Comentários