O internacional moçambicano Geny Catamo, actualmente ao serviço do Sporting Clube de Portugal, figura no top-100 dos jogadores africanos mais valiosos, segundo o conceituado portal especializado em transferências, Transfermarkt.
De acordo com o jornal O País, Catamo ocupa a 66.ª posição na lista, com o valor de mercado fixado em 15 milhões de euros. A sua cláusula de rescisão com o Sporting ronda os 60 milhões de euros, o que confirma o crescente prestígio do jogador no futebol europeu.
A lista é liderada pelo egípcio Omar Marmoush, avaliado em 75 milhões de euros, seguido do nigeriano Viktor Osimhen, com 70 milhões de euros.
Outro moçambicano que aparece no ranking é Reinildo Mandava, actualmente no Atlético de Madrid, posicionado no lugar 155.º, com um valor de 8 milhões de euros.
Nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), o jogador mais valioso é Beto, avançado da Guiné-Bissau, com 20 milhões de euros.
A nível global, os futebolistas Erling Haaland e Vinícius Júnior lideram o mercado, com o valor de passe avaliado em impressionantes 200 milhões de euros.
Comentários
Postar um comentário