A Seleção Moçambicana de basquetebol sénior feminina vai disputar o Grupo D do Afrobasket 2025, a decorrer de 26 de Julho a 3 de Agosto, na Costa do Marfim. A equipa nacional terá como adversárias a poderosa Nigéria, tetracampeã africana, e o Ruanda.
O sorteio oficial foi realizado na noite desta quarta-feira (22), em Abidjan, capital marfinense. Moçambique volta assim a cruzar caminho com a Nigéria, que em 2023 eliminou as “Samurais” nos quartos-de-final com uma vitória por 59-52.
A Nigéria, principal força do basquetebol feminino no continente, é detentora dos quatro últimos títulos africanos (2017, 2019, 2021 e 2023) e mantém uma impressionante sequência de 24 jogos sem derrotas em solo africano. As nigerianas chegam a esta edição em busca do seu quinto título consecutivo.
O Grupo A reúne a anfitriã Costa do Marfim, o Egipto e Angola. No Grupo B estarão o Mali, campeão em 2007, o Sudão do Sul (estreante) e os Camarões. Já o Grupo C será liderado pelo Senegal, maior vencedor da competição com 11 títulos, que enfrentará Uganda e Guiné-Conacri.
Conforme o regulamento, os primeiros classificados de cada grupo qualificam-se automaticamente para os quartos-de-final. Os segundos e terceiros disputarão uma eliminatória de acesso a essa fase, em jogo único.
Moçambique terminou a última edição do Afrobasket, em 2023, na quinta posição, e parte agora para a Costa do Marfim com o objetivo de melhorar esse desempenho e chegar às meias-finais.
Comentários
Postar um comentário