Pular para o conteúdo principal

Páginas

Netflix lança nova opção de legenda com foco em diálogos


Nova ferramenta exclui efeitos sonoros e sons do ambiente, priorizando apenas o texto falado

São Paulo – A Netflix anunciou nesta quinta-feira (24) uma nova função voltada para os usuários que assistem aos seus conteúdos com legendas: agora será possível selecionar uma legenda que exibe somente os diálogos falados, sem incluir descrições de áudio como ruídos, trilhas sonoras ou nomes de locutores.

A novidade chega como uma alternativa às legendas no estilo SDH (Surdos e com Deficiência Auditiva), que eram, até então, a principal opção para quem desejava assistir no idioma original com legendas. O modelo SDH inclui descrições como “portas rangendo” ou “música melancólica”, além dos diálogos propriamente ditos — algo que nem todos os usuários desejam ver.

Recurso está disponível em todos os idiomas com suporte

Segundo a empresa, a nova legenda baseada apenas em diálogos será oferecida em todos os idiomas em que a plataforma já disponibiliza legendas, sem substituir o modelo SDH, mas como uma nova opção. Os usuários também poderão personalizar a fonte das legendas, o que amplia a acessibilidade e o conforto visual.

A estreia do novo recurso aconteceu junto ao lançamento da quinta e última temporada de Você (“You”), e estará presente em todas as produções originais da plataforma a partir de agora.

Legendas se tornam padrão de consumo

Um estudo realizado em 2023 pela YouGov apontou que quase 40% dos norte-americanos assistem TV com legendas ativadas, mesmo quando entendem o idioma falado. Os motivos mais citados foram a melhoria na compreensão geral e a facilidade para entender diferentes sotaques.

A própria Netflix revelou que quase metade de todas as horas de exibição nos Estados Unidos acontece com algum tipo de legenda ativada, o que reforça o foco da empresa em aprimorar essa funcionalidade.

A novidade também representa mais uma tentativa da plataforma de acompanhar os hábitos de consumo de seus assinantes, algo que já havia motivado, anteriormente, a ampliação dos recursos de acessibilidade, como áudio-descrição e legendas SDH em mais títulos.

Comentários