Pular para o conteúdo principal

Páginas

Paulina Chiziane será homenageada no Festival de Poesia de Lisboa 2024


A escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, será homenageada na 10.ª edição do Festival de Poesia de Lisboa, que decorrerá de 24 a 28 de Setembro na capital portuguesa. O evento celebra a sua extensa e marcante contribuição para a literatura em língua portuguesa, bem como o seu papel na abordagem de questões sociais relevantes, como a poligamia, a condição da mulher e os traumas pós-independência.

Além da homenageada, Moçambique também estará representado pela poetisa, jornalista e activista Énia Lipanga, que leva ao festival a sua poesia marcada por temáticas como identidade, ancestralidade, género e inclusão social.

Chiziane, laureada com o Prémio Camões em 2021, é autora de obras como “Niketche: Uma História de Poligamia”, “Ventos do Apocalipse”, “O Alegre Canto da Perdiz” e “O Sétimo Juramento”. Seu trabalho é considerado fundamental para a literatura africana contemporânea e a reflexão crítica da realidade moçambicana.

Já Énia Lipanga, também reconhecida internacionalmente, é autora de “Sonolência e Alguns Rabiscos” — o primeiro livro de poesia em braille e tinta em Moçambique — e lidera movimentos de inclusão como o Incluarte e o sarau literário “Palavras São Palavras”.

Comentários