Pular para o conteúdo principal

Páginas

PGR pede tempo para esclarecer mortes de Elvino Dias e Paulo Guambe


O Procurador-Geral da República (PGR), Américo Letela, pediu hoje, na Assembleia da República, mais tempo para o esclarecimento dos homicídios de Elvino Dias e Paulo Guambe, assassinados em Outubro de 2024, após as eleições gerais.

Letela referiu que as investigações estão em curso e envolvem várias linhas de apuramento, acrescentando que o caso “não pode ser conduzido com pressa nem sob pressão”, dada a existência de múltiplas especulações sobre as motivações do crime.

Durante a sua intervenção, o PGR reconheceu também excessos cometidos por alguns agentes das Forças de Defesa e Segurança durante o período de manifestações pós-eleitorais, defendendo a necessidade de reforço da capacitação desses efectivos.

No que diz respeito à situação de Afungi, em Cabo Delgado, onde há denúncias de violações de direitos humanos por militares, Letela revelou que foi constituída uma equipa especial de investigação, composta por elementos da Procuradoria e da Comissão dos Direitos Humanos.

O Procurador lamentou ainda o elevado número de casos de uniões prematuras, violações sexuais e homicídios, com destaque para a província de Sofala, e apelou a uma maior intervenção social e institucional para travar estes fenómenos.

Comentários