Cerimônia será realizada no sábado, com presença de líderes mundiais e forte esquema de segurança
Roma se prepara para receber mais de 200 mil pessoas neste sábado (26) para o funeral do papa Francisco, que será realizado na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de mesmo nome. A cerimônia deve atrair chefes de Estado, membros da realeza europeia e milhares de fiéis vindos de várias partes do mundo.
O pontífice faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC e falência cardíaca. Desde quarta-feira (23), o corpo está sendo velado na Basílica de São Pedro, onde milhares de pessoas já passaram para prestar suas homenagens.
Entre os líderes confirmados para a cerimônia estão o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de representantes das casas reais da Espanha, Suécia, Bélgica e Reino Unido.
Para garantir a segurança do evento, cerca de dois mil policiais locais estarão de plantão, apoiados por milhares de agentes das forças nacionais. O esquema de segurança inclui patrulhamento no Rio Tibre, uso de drones, um dispositivo militar contra objetos voadores não identificados e a presença de atiradores de elite.
As autoridades também anunciaram o fechamento das ruas próximas ao Vaticano e estudam a melhor rota para a procissão fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maggiore, local escolhido por Francisco para ser sepultado.
O funeral está marcado para começar às 10h (horário local, 5h de Brasília). De acordo com Fabio Ciciliano, chefe do Departamento Nacional de Proteção Civil, os fiéis poderão acompanhar a cerimônia tanto na Praça de São Pedro quanto ao longo do trajeto de quatro quilômetros até a igreja onde ocorrerá o sepultamento.
Comentários
Postar um comentário