Governo russo pede que Kiev também adote trégua durante feriados públicos; EUA cobram solução definitiva
Moscou – A Rússia anunciou nesta segunda-feira (28) um cessar-fogo temporário na guerra com a Ucrânia, válido de 8 a 11 de maio, em razão das celebrações do 80º aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. O governo russo pediu que Kiev aderisse à trégua.
Segundo comunicado oficial, a pausa de 72 horas começará no início de 8 de maio e terminará ao final de 10 de maio. Moscou alertou que qualquer violação por parte da Ucrânia será respondida de forma “adequada e eficaz”.
O governo russo também reiterou sua disposição para iniciar negociações de paz sem pré-condições.
A CNN informou que está em contato com autoridades ucranianas para obter uma resposta oficial.
Reação dos Estados Unidos
Em Washington, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defende um cessar-fogo permanente para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Leavitt comentou que Trump está cada vez mais frustrado com os líderes russos e ucranianos, Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskiy, e que os dois deveriam retomar as negociações para buscar uma solução definitiva para a guerra.
Segundo a porta-voz, Trump reconheceu a proposta de cessar-fogo temporário anunciada por Putin, mas destacou que continua pressionando por uma paz duradoura na região.
Comentários
Postar um comentário