O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (25) que o país está “bem perto” de alcançar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. A declaração foi feita enquanto o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, se reunia com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin.
“Estamos nos reunindo com Putin neste exato momento. Temos muitas coisas em andamento e acho que, no final, vamos fechar muitos bons acordos, incluindo acordos tarifários e comerciais, mas vamos tentar sair da guerra”, afirmou Trump aos jornalistas ao deixar a Casa Branca. “Acho que estamos bem perto [de um acordo]”, acrescentou.
Esta é a quarta visita de Witkoff à Rússia desde o início do mandato de Trump, que retornou à presidência em 2025. Apesar do otimismo do presidente, ele admitiu que “não há prazo” definido para o desfecho das negociações, mas reforçou o desejo de concluir o processo “o mais rápido possível”.
As declarações de Trump contrastam com o tom mais cauteloso do Secretário de Estado, Marco Rubio, que alertou na semana passada que os EUA poderiam abandonar os esforços de mediação caso não houvesse avanços concretos “em poucos dias”.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre os termos em negociação, nem há confirmação oficial por parte do governo russo ou da Ucrânia sobre um possível entendimento.
Comentários
Postar um comentário