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Caixa de teto aumenta consumo de combustível do Toyota Grand Highlander na estrada, revela teste

Caixa de teto aumenta consumo de combustível do Toyota Grand Highlander na estrada, revela teste

Uma recente avaliação feita pela equipe da Car and Driver mostrou que o uso de bagageiros de teto pode impactar de forma significativa a eficiência de combustível em SUVs híbridos, como o Toyota Grand Highlander Hybrid. Em testes consecutivos realizados com o modelo 2024 da versão Max Limited, foi possível medir a diferença no consumo entre dois tipos de suportes de carga: um montado no engate traseiro e outro instalado no teto.

O experimento foi conduzido em condições controladas, com foco exclusivo na medição de consumo em rodovias. Primeiro, o Grand Highlander foi testado com o Yakima EXO SwingBase, suporte instalado no engate e equipado com o compartimento GearLocker. Em seguida, a equipe utilizou um bagageiro de teto da marca Thule, montado em barras transversais do tipo SquareBar Evo.

Resultados claros: engate é mais eficiente

Com o suporte traseiro, o Grand Highlander obteve média de 25 milhas por galão (mpg). Já com a caixa de teto, o consumo caiu para 21 mpg, o que representa uma redução de cerca de 16% na eficiência de combustível. A diferença de 4 mpg é expressiva, especialmente em viagens longas.

A explicação está na aerodinâmica: enquanto o suporte traseiro afeta pouco o fluxo de ar, a caixa no teto aumenta o arrasto, exigindo mais esforço do motor e, consequentemente, mais combustível. A comparação reforça uma tendência conhecida na indústria automotiva — minimizar qualquer interferência no fluxo de ar é essencial para manter um bom rendimento.

Experiência semelhante com outro veículo

Esse não foi o primeiro teste com esse objetivo. Em 2023, a equipe também analisou o desempenho de um Kia Carnival 2022 de longa duração. Na ocasião, o simples ato de remover as barras transversais de fábrica aumentou a média de consumo na estrada de 25 mpg para 28 mpg.


Se o objetivo é carregar bagagem extra sem sacrificar tanto o consumo de combustível, o suporte montado no engate se mostrou uma opção mais eficiente que os tradicionais bagageiros de teto. Para quem busca economia em viagens de estrada, a escolha do tipo de suporte pode fazer toda a diferença no bolso — e no desempenho do veículo.

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