Uma recente avaliação feita pela equipe da Car and Driver mostrou que o uso de bagageiros de teto pode impactar de forma significativa a eficiência de combustível em SUVs híbridos, como o Toyota Grand Highlander Hybrid. Em testes consecutivos realizados com o modelo 2024 da versão Max Limited, foi possível medir a diferença no consumo entre dois tipos de suportes de carga: um montado no engate traseiro e outro instalado no teto.
O experimento foi conduzido em condições controladas, com foco exclusivo na medição de consumo em rodovias. Primeiro, o Grand Highlander foi testado com o Yakima EXO SwingBase, suporte instalado no engate e equipado com o compartimento GearLocker. Em seguida, a equipe utilizou um bagageiro de teto da marca Thule, montado em barras transversais do tipo SquareBar Evo.
Resultados claros: engate é mais eficiente
Com o suporte traseiro, o Grand Highlander obteve média de 25 milhas por galão (mpg). Já com a caixa de teto, o consumo caiu para 21 mpg, o que representa uma redução de cerca de 16% na eficiência de combustível. A diferença de 4 mpg é expressiva, especialmente em viagens longas.
A explicação está na aerodinâmica: enquanto o suporte traseiro afeta pouco o fluxo de ar, a caixa no teto aumenta o arrasto, exigindo mais esforço do motor e, consequentemente, mais combustível. A comparação reforça uma tendência conhecida na indústria automotiva — minimizar qualquer interferência no fluxo de ar é essencial para manter um bom rendimento.
Experiência semelhante com outro veículo
Esse não foi o primeiro teste com esse objetivo. Em 2023, a equipe também analisou o desempenho de um Kia Carnival 2022 de longa duração. Na ocasião, o simples ato de remover as barras transversais de fábrica aumentou a média de consumo na estrada de 25 mpg para 28 mpg.
Se o objetivo é carregar bagagem extra sem sacrificar tanto o consumo de combustível, o suporte montado no engate se mostrou uma opção mais eficiente que os tradicionais bagageiros de teto. Para quem busca economia em viagens de estrada, a escolha do tipo de suporte pode fazer toda a diferença no bolso — e no desempenho do veículo.
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