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Fauziya Fliege lança colecção “Atrás da Máscara” e celebra a beleza da mulher gestante


A artista plástica moçambicana Fauziya Fliege, actualmente radicada no Gana, acaba de lançar a sua mais recente colecção intitulada “Atrás da Máscara: Emoções e Expressões”, uma série de obras em técnica acrílica que homenageia a experiência gestacional da mulher.

Esta nova fase da sua produção visual marca um ponto de viragem no percurso artístico de Fliege, ao explorar de forma profunda e sensível os múltiplos aspectos da gravidez — desde a beleza e força até às vulnerabilidades físicas e emocionais que acompanham a gestação.

“Todos nós nascemos de uma mulher. Cada peça é um fragmento da minha vivência como mãe de três filhos. Cada gravidez foi única, com as suas próprias nuances, e quis transmitir isso em cada pincelada”, afirma a artista, citada no comunicado de imprensa.

A colecção será composta por 13 obras de grande dimensão, com mais de um metro de altura cada, e será apresentada em exposição pública no mês de Junho, no Gana. O lançamento oficial decorreu no dia 5 de Maio, simbolicamente assinalando o Dia Internacional da Parteira — uma data que reconhece o papel fundamental das parteiras na saúde materna, sobretudo em contextos com acesso limitado a cuidados especializados.

“As máscaras representam as emoções, as dores, alegrias, transformações do corpo e até os desafios como uma gravidez com complicações. É uma homenagem às mulheres e também às parteiras que as acompanham nessa jornada”, explica Fliege.

Trajectória internacional e consistência temática

Embora esta colecção aborde de forma central a maternidade, não é a primeira vez que Fauziya Fliege dedica a sua arte à celebração da mulher. Em Março deste ano, apresentou a exposição “Mulher em Ascensão”, que assinalou o Dia Internacional da Mulher com obras focadas no empoderamento feminino e na luta pela igualdade de género.

Reconhecida internacionalmente, a artista tem obras patentes em importantes instituições, incluindo o Ministério de Relações Exteriores da Costa Rica, o governo da Colômbia, e museus como o Museu de Cartago (Costa Rica), o Museu do Afrodescendente da Nicarágua, e o Museu do Paraguai.

Com “Atrás da Máscara”, Fliege reafirma o seu compromisso com narrativas femininas, transformando o corpo e a vivência da mulher em símbolos de arte, resistência e identidade.

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