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Fim de uma era: Porsche 718 Boxster e Cayman a gasolina saem de linha em outubro

Fim de uma era: Porsche 718 Boxster e Cayman a gasolina saem de linha em outubro

A Porsche confirmou oficialmente que a produção dos icônicos 718 Boxster e Cayman a combustão será encerrada em outubro de 2025, colocando fim à trajetória de uma das duplas esportivas mais emblemáticas da marca alemã.

Desde o ano passado, os modelos já haviam sido retirados de circulação na Europa devido a novas regulamentações de segurança cibernética. Agora, o desligamento se estende ao restante do mundo, marcando o fim definitivo da quarta geração (série 982), produzida desde 2016.

Encerramento programado

Em resposta ao Motor1.com, o chefe de comunicação de produto da Porsche Cars North America, Frank Wiesmann, confirmou que os últimos Boxster e Cayman já têm data para sair da linha de produção. As últimas unidades serão fabricadas em outubro deste ano.

A produção dos modelos foi centralizada em Zuffenhausen, sede histórica da Porsche, mas parte dela foi transferida em 2022 para a planta de Osnabrück, também na Alemanha. Ali, a VW continuará fabricando o T-Roc conversível até 2027.

Despedida com números positivos

Apesar do anúncio de descontinuação, os 718 terminaram 2024 em alta: foram 23.670 unidades vendidas, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. No entanto, os resultados começaram a cair em 2025: no primeiro trimestre, as entregas recuaram 22%, totalizando 4.498 unidades — reflexo direto da retirada de cena em diversos mercados.

Vale destacar que as edições especiais Boxster RS Spyder e Cayman GT4 RS continuarão disponíveis por mais tempo, já que foram isentas das novas regras europeias devido à produção limitada.

Substituto elétrico ainda distante

Ao contrário do padrão da indústria, que costuma substituir rapidamente modelos descontinuados, a Porsche está adotando uma abordagem mais cautelosa. Os sucessores elétricos de Boxster e Cayman ainda estão em desenvolvimento, com estreia prevista apenas para o "médio prazo", segundo o CEO da marca, Oliver Blume.

Durante a assembleia geral anual da empresa, Blume afirmou que os novos esportivos elétricos serão “mais dinâmicos, mais potentes e com uma experiência de condução ainda mais pura”, sugerindo que a Porsche pretende manter a essência de direção de seus cupês, mesmo com a transição energética.

Meta de eletrificação adiada

Apesar do avanço no desenvolvimento de modelos elétricos, a Porsche recuou de sua meta anterior de ter 80% das vendas anuais compostas por elétricos até 2030, considerando o cenário atual do mercado global. Isso não impede, porém, que os planos de eletrificação sigam firmes.

Modelos como o Cayenne e o Panamera ainda manterão versões a combustão coexistindo com elétricas até a próxima década. Inclusive, o motor V8 biturbo de 4.0 litros está sendo reformulado para atender às novas normas Euro 7, com produção garantida até meados de 2030.

Além disso, a marca estuda um novo SUV a gasolina para substituir o Macan atual, que já passou por eletrificação, e até a inclusão de motores a combustão em carros inicialmente pensados como 100% elétricos — ideia mencionada no fim de 2024 pelo então CFO, Lutz Meschke.

Legado e transição

Com o fim da linha 718, a Porsche encerra um importante capítulo da sua história nos esportivos de motor central. Desde seu lançamento, Boxster e Cayman se destacaram por equilibrar desempenho, dirigibilidade e acessibilidade dentro do universo da marca.

Enquanto os fãs se despedem com um misto de nostalgia e expectativa, a Porsche prepara o terreno para uma nova geração de esportivos elétricos que, segundo a marca, não deixará para trás o prazer de dirigir que fez a fama de seus modelos clássicos.

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