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Governo Retoma Projecto BRT para Melhorar Mobilidade no Grande Maputo

Governo Retoma Projecto BRT para Melhorar Mobilidade no Grande Maputo

O Governo moçambicano relançou o projecto de autocarros de trânsito rápido (BRT, na sigla inglesa) para a Área Metropolitana do Grande Maputo, no âmbito do Projecto MOVE Maputo, com o objetivo de modernizar o sistema de transporte público e responder à crescente demanda urbana.

O anúncio foi feito esta quarta-feira (28) pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, durante uma sessão de perguntas na Assembleia da República. Segundo o governante, o sistema BRT prevê beneficiar mais de 140 mil passageiros por dia, cobrindo cerca de 30% da procura atual de transporte urbano na capital.

Percurso e Infraestruturas do Novo Sistema BRT

O novo traçado do BRT partirá da Praça dos Trabalhadores, atravessando as avenidas Guerra Popular, Acordos de Lusaka, FPLM, Julius Nyerere e Lurdes Mutola, até ao Terminal do Zimpeto, com ligações a zonas densamente povoadas como Matola-Gare, Marracuene e Zona Verde.

Embora as obras principais ainda não sejam visíveis, o ministro revelou que já decorrem intervenções em estradas alimentadoras, com níveis de execução entre 40% e 80%. Entre os troços em destaque estão:

Intaka-Boquisso, Mulumbela-Khongolote e Matchemele-Matibjana (Matola)

Reabilitação das avenidas ONU, Fernão Magalhães, 25 de Setembro, Tanzânia e Zâmbia (cidade de Maputo)

O Que é o Sistema BRT?

O BRT (Bus Rapid Transit) é uma solução de mobilidade urbana semelhante ao metro de superfície, que inclui:
  • Faixas exclusivas para autocarros
  • Estações modernas
  • Bilhética eletrónica
  • Prioridade nos semáforos
Estes elementos garantem maior velocidade, pontualidade e eficiência nos serviços de transporte público.

Histórico e Financiamento

Desde 2014, o BRT já teve várias tentativas de implementação. A proposta inicial, com apoio do Brasil (avaliada em 100 milhões de dólares), foi suspensa devido à Operação Lava Jato. Em 2021 e 2023, foram apresentados planos com financiamento do Banco Mundial, com orçamentos ajustados para até 250 milhões de dólares.
O Governo pretende agora seguir uma abordagem faseada e integrada, que inclua:
  • Passeios e ciclovias
  • Sistemas de drenagem
  • Iluminação pública nas zonas abrangidas
“A implementação do BRT é essencial para tornar o transporte público mais moderno, acessível e eficiente, além de contribuir para a redução do tráfego e da emissão de gases”, sublinhou Matlombe.

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