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Infiniti QX80 2025: SUV de luxo renasce com imponência, alta tecnologia e preço salgado

Infiniti QX80 2025: SUV de luxo renasce com imponência, alta tecnologia e preço salgado

Após anos em compasso de espera, a Infiniti enfim tenta reconquistar relevância entre as marcas premium com o lançamento do QX80 2025, seu novo SUV de três fileiras. Totalmente redesenhado e posicionado como o mais importante modelo da marca desde o Q45 original, o novo QX80 aposta em design marcante, tecnologia de ponta e uma cabine sofisticada — mas enfrenta desafios em refinamento dinâmico.

Design imponente inspirado na natureza

O visual do novo QX80 deriva do conceito QX Monograph, mas o resultado final tem personalidade própria — monolítica, com laterais planas, maçanetas embutidas, dianteira elevada com grade iluminada e traseira com lanternas que evocam reflexos sobre a água. A comparação da grade frontal com uma “floresta de bambu” é uma das metáforas adotadas pela Infiniti para conectar o modelo ao universo natural, uma tradição da marca desde os tempos dos anúncios “rochas e árvores”.

Dimensões encorpadas, cabine de primeira

Apesar do visual mais robusto, o QX80 cresceu modestamente: 2,5 cm a mais no comprimento e cerca de 11 cm na altura (com a suspensão pneumática elevada). Suas dimensões se alinham a rivais como Cadillac Escalade e Lincoln Navigator.

Por dentro, o luxo é evidente:
  • Couro semianilina em todas as fileiras
  • Assentos com aquecimento, ventilação e massagem
  • Terceira fileira reclinável e com acionamento elétrico
  • Teto panorâmico, iluminação ambiente e acabamento em madeira com inserções metálicas
  • Console central refrigerado (versão Autograph)
O espaço também impressiona: 22 pés cúbicos (622 L) de bagagem com três fileiras em uso, e até 101 pés cúbicos (2.860 L) com os bancos rebatidos.

Painel digital e Google integrado

O painel combina:
  • Instrumentação digital
  • Tela central de 14,3"
  • Segunda tela de 9" para o controle do ar-condicionado
  • Interface Google Built-in com Google Maps, Play Store e comandos “Hey, Google”
Felizmente, ainda há controles físicos para funções essenciais como volume, câmeras e ajuste da altura da carroceria.

Nova motorização e plataforma atualizada

O antigo V8 5.6 naturalmente aspirado sai de cena. No lugar, entra um V6 3.5 biturbo, com:
  • 450 cv e 70,9 kgfm
  • Transmissão automática de 9 marchas (antes era de 7)
  • Tração integral disponível
  • Plataforma baseada na do Nissan Patrol/Armada
A mudança melhorou o consumo (EPA): 16 mpg na cidade e 19 mpg na estrada. Em testes práticos, o QX80 obteve 9,7 km/l a 120 km/h, com autonomia de até 875 km (tanque de 99,5 L).

Apesar disso, o novo QX80 é mais pesado (2.900 kg) e mais lento que o modelo anterior: 0 a 96 km/h em 6,1 segundos, contra 5,9 s do V8. Ainda assim, reboca até 3.877 kg.

Suspensão pneumática e condução semiautônoma

A suspensão agora é pneumática (exceto na versão básica), com:
  • Amortecedores adaptativos
  • Altura ajustável em até 7,1 cm
  • Nova estrutura com 57% mais rigidez lateral
O comportamento, porém, é criticado: instável em pisos irregulares e com muito balanço da carroceria, o que compromete o conforto. Rodas de 22" são padrão nas versões mais caras e agravam o problema.

Tecnologia avançada, experiência mista

Entre os destaques:
  • ProPilot Assist 2.1: permite condução em rodovias sem as mãos (com uso misto e inconsistências detectadas)
  • Câmera “Invisible Hood View”, que projeta no painel a visão à frente do para-choque
  • Câmera interna para monitorar passageiros, selfies e vídeos
  • Sistema de áudio Klipsch de 24 alto-falantes (em vez de 14), com som direcional no encosto de cabeça
  • Preços e versões

Os valores refletem a elevação de categoria:

  • Versão base: parte de US$ 84.445 (aumento de US$ 8.300)
  • Versão Sensory: US$ 102.640
  • Versão topo Autograph: US$ 112.590

Veredito

O novo QX80 marca um renascimento visual e tecnológico da Infiniti, com acabamento sofisticado, espaço generoso e tecnologias que rivalizam com os melhores do segmento. Contudo, a dinâmica de condução deixa a desejar — um ponto sensível em um SUV de mais de US$ 100 mil.

“O QX80 tem o visual e a presença de um piano de cauda, mas dirige como um colchão d’água.”
— Andrew Krok, Car and Driver

“Um SUV de luxo precisa mimar os ocupantes, não sacudi-los.”
— David Beard

A Infiniti mostra que acordou de seu longo cochilo. Agora precisa apenas acertar o passo.

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