Moçambique foi reconhecido como Campeão na Luta Contra a Malária, em reconhecimento pelos avanços significativos na prevenção e combate à doença. A distinção foi entregue neste domingo (18) ao ministro da Saúde, Hussen Isse, durante cerimónia oficial realizada à margem da 78ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, Suíça.
Segundo um comunicado da Presidência, o reconhecimento destaca os esforços contínuos do Governo, liderado pelo Presidente Daniel Chapo, para reduzir a incidência e a mortalidade da malária. Entre as medidas elogiadas estão:
- Campanhas de pulverização intra-domiciliária;
- Distribuição massiva de redes mosquiteiras tratadas com inseticida;
- Melhoria do diagnóstico e tratamento nos centros de saúde;
- Reforço da vigilância epidemiológica;
- Introdução progressiva da vacinação contra a malária em grupos de risco.
“Esta conquista é resultado do compromisso firme do Governo e do engajamento das comunidades, profissionais de saúde, parceiros e organizações da sociedade civil”, afirmou o ministro Hussen Isse ao receber o prémio.
Apesar de continuar entre os países mais afetados pela doença, Moçambique tem registado progressos consistentes, com reduções graduais na taxa de mortalidade e melhoria dos indicadores de controlo.
O prémio reforça a necessidade de continuar os esforços e ampliar a cooperação internacional, com vista à eliminação da malária como ameaça à saúde pública em Moçambique e no mundo.
A Assembleia Mundial da Saúde é o principal fórum da Organização Mundial da Saúde (OMS), reunindo representantes dos 194 Estados-membros para debater políticas globais de saúde e propor estratégias para enfrentar desafios sanitários internacionais.
Comentários
Postar um comentário