Lamine Yamal marcou duas vezes e a Espanha fez uma exibição soberba para derrotar a França em um emocionante jogo de nove gols e garantir a final da Liga das Nações com Portugal.
O atacante de 17 anos do Barcelona, um dos candidatos ao prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo nesta temporada, ajudou seu time a abrir vantagem de 4 a 0 e 5 a 1 em Stuttgart.
Mas eles quase foram contidos quando a França encenou uma reação emocionante, marcando três vezes nos últimos 11 minutos em uma tentativa desesperada de levar o jogo para a prorrogação.
Mas a Espanha resistiu e enfrentará Portugal na final em Munique, no domingo, enquanto a França enfrenta a Alemanha em Stuttgart no play-off entre os três primeiros colocados.
Vencedor por 2 a 0 com gols de Nico Williams e Mikel Merino, Yamal ganhou um pênalti quando sofreu falta de Adrien Rabiot e calmamente mandou o goleiro Mike Maignan para o lado errado na cobrança do pênalti.
Pedri fez 4 a 0, pegando um passe de Williams e finalizando com precisão antes da França diminuir o placar com um pênalti convertido por Kylian Mbappé após uma falta de Pedro Porro, do Tottenham.
Mas Yamal marcou seu segundo gol e o quinto da Espanha com um belo chute rasteiro e o jogo parecia encerrado.
No entanto, o substituto francês Rayan Cherki deu início à recuperação quando, em sua estreia internacional, recebeu o passe de Mbappé, cruzou a bola para cima e fez um belo chute de voleio de 18 metros para fazer 5 a 2.
O zagueiro espanhol Dani Vivian cruzou contra o próprio gol faltando seis minutos para o fim e, no terceiro minuto dos acréscimos, Randal Kolo Muani completou de cabeça o cruzamento de Cherki para fazer 5 a 4, mas a França não conseguiu empatar.
Esta partida contou com os dois últimos campeões da Liga das Nações — França em 2021 e Espanha há dois anos — e ambos os times tiveram que vencer nos pênaltis nas quartas de final, contra Holanda e Croácia, respectivamente.
Mas ninguém poderia esperar uma partida tão agradável em Stuttgart.
A Espanha teve que agradecer ao goleiro Unai Simon por uma série de boas defesas, enquanto a França, vice-campeã da Copa do Mundo de 2024, começou brilhantemente.
O time francês incluía Ousmane Dembélé e Desire Doue, que ajudaram o Paris St-Germain a vencer a Inter de Milão por 5 a 0 na final da Liga dos Campeões no sábado.
Theo Hernandez acertou o travessão e Simon defendeu o chute de Doue, com Dembélé e Rabiot desperdiçando chances antes de dois gols em três minutos decidirem o jogo a favor da Espanha.
Williams chutou no teto da rede, dando a liderança ao time, antes de Merino, do Arsenal, marcar o segundo gol da Espanha quando estava sem marcação no meio da defesa francesa e conseguiu finalizar.
Mas não havia sinal do que estava por vir no intervalo, com a Espanha liderando por 2 a 0, antes de um segundo tempo notável com sete gols.
A Espanha vencia por 4 a 0 e 5 a 1, mas no final se segurou no resultado de uma partida que será comentada por muitos anos.
Comentários
Postar um comentário