Secretário-geral defende tratado urgente para reduzir produção e uso de plásticos descartáveis
No Dia Mundial do Ambiente, assinalado esta quarta-feira (5), o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou para a crise global da poluição por plásticos, destacando que mais de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam em lagos, rios e oceanos todos os anos o equivalente a cerca de 2.200 Torres Eiffel em peso.
Segundo Guterres, metade das mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente no mundo é de uso único, sendo descartada rapidamente. Menos de 10% de todo esse plástico é reciclado.
“A poluição por plásticos está a sufocar o planeta, a destruir ecossistemas e a colocar em risco a saúde humana e o clima”, declarou o líder da ONU.
Os impactos vão além do ambiente. Microplásticos partículas com menos de 5 mm de diâmetro já foram detectados na comida, na água e até no ar. Estima-se que cada pessoa consuma mais de 50 mil partículas de plástico por ano, número que pode ser ainda maior se considerada a inalação.
Com os olhos postos no futuro, Guterres defende um tratado global ambicioso e vinculativo para reduzir a produção e o uso de plásticos. A próxima ronda de negociações está marcada para Agosto de 2025, com a participação de países membros da ONU, visando um acordo que ponha fim à poluição plástica até 2040.
Comentários
Postar um comentário