
Um homem que se fazia passar por agente dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) foi detido na sexta-feira (14) na província de Cabo Delgado, após vários anos a operar com qualificações supostamente forjadas. A detenção foi confirmada pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Pemba.
Suspeito circulava livremente no Teatro Operacional Norte
Segundo a PRM, o indivíduo apresentava-se como oficial superior operativo, exibindo uma credencial digital que lhe permitia circular em áreas consideradas sensíveis, incluindo o Teatro Operacional Norte (TON) e centros de logística das Forças de Defesa e Segurança, envolvidas no combate ao terrorismo na região.Além de se passar por membro do SISE, o detido também se apresentava como agente de reconhecimento da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), enganando autoridades locais e cidadãos.
PRM investigava o suspeito há meses
De acordo com a porta-voz da PRM em Pemba, Eugénia Nhamussua, a detenção foi o resultado de uma operação previamente montada após denúncias internas.“Recebemos informações de que existia um indivíduo que se apresentava com falsas qualificações. Desenvolvemos os nossos trabalhos e culminamos com a sua detenção”, afirmou.
A polícia encontrou em posse do indivíduo uma credencial digital falsificada, usada para justificar o seu acesso a zonas de segurança restrita.
Oito anos a enganar autoridades
Embora o suspeito estivesse mais activo desde 2023, informações recolhidas pela PRM indicam que ele já se apresentava como agente do SISE há quase oito anos. As autoridades garantem que o homem não pertence ao SISE nem à UIR, e que a sua verdadeira identidade ainda está a ser apurada.A investigação agora procura determinar:
- A origem da credencial falsificada;
- Possíveis cúmplices;
- Os objetivos e motivações da sua atividade;
- Eventuais danos causados às operações de segurança.
Comentários
Postar um comentário