
O capitão Elias Pelembe “Dominguez” está de volta à Seleção Nacional de Futebol de Moçambique, encerrando um ciclo de um ano fora dos relvados internacionais e meses de especulação sobre o seu futuro nos “Mambas”.
Segundo o jornal Desafio, o nome de Dominguez aparece entre os 25 convocados pelo selecionador Chiquinho Conde para os jogos particulares contra Marrocos (14 de novembro, em Tânger) e Chade (17 de novembro, em Tetuão). Estes encontros marcam o início da preparação rumo ao Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, que será disputado em Marrocos entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026.
O regresso do capitão
A última vez que Dominguez vestiu a camisola da seleção foi a 19 de novembro de 2024, na vitória por 2–1 sobre a Guiné-Bissau, durante a qualificação para o CAN 2025. Na ocasião, entrou aos 79 minutos para substituir Guima.O jogador, que completa 42 anos esta semana, ficou de fora dos jogos contra Uganda e Argélia, válidos pelas eliminatórias do Mundial 2026, por não ter entregue o passaporte à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) dentro do prazo. O seu regresso agora é visto como um sinal de reconciliação e valorização da sua liderança dentro do grupo.
Moçambique no caminho do CAN 2025
Os Mambas integram o Grupo F da fase final, juntamente com Costa do Marfim, Gabão e Camarões, com jogos marcados para 24, 28 e 31 de dezembro. A convocatória de Chiquinho Conde reforça o equilíbrio entre juventude e experiência, com o regresso de figuras consagradas e a inclusão de novos talentos.Convocados dos Mambas para os amistosos de novembro
Guarda-redes: Ernan Siluane (Associação Black Bulls), Ivane Urrubal (Ferroviário de Nacala) e Kimiss Zavala (Marítimo, Portugal).Defesas: Edmilson Dove (Al-Quwa Al-Jawiya, Iraque), Bruno Langa (Pafos FC, Chipre), Reinildo Mandava (Sunderland AFC, Inglaterra), Infren Matola e Óscar Cherene (UD Songo), Diogo Calila (Santa Clara, Portugal), Edson Sitoe “Mexer” (Ankara Keçiorengücü, Turquia), Feliciano Jone “Nené” (Abu Salim SC, Líbia) e Fernando Chambuco (Associação Black Bulls).
Médios: Alfons Amade (Dunfermline Athletic FC, Escócia), Manuel Kambala (Polokwane City FC, África do Sul), Keyns Abdala (GD Chaves, Portugal), Pedro Santos “Pepo” (Caldas SC, Portugal) e Elias Pelembe “Dominguez” (UD Songo).
Avançados: Clésio Bauque (Associação Black Bulls), Geny Catamo (Sporting CP, Portugal), Witiness Quembo “Witi” (Nacional da Madeira, Portugal), Gildo Vilanculos (Tandamon Sour Club, Líbano), Stanley Ratifo (Chemie Leipzig, Alemanha), Faizal Bangal (AC Mestre, Itália), Ângelo Cantolo (Chingale de Tete) e Melque Alexandre (UD Songo).
Com o regresso do eterno capitão e a combinação de jovens promessas e atletas experientes, os Mambas iniciam a caminhada para o CAN 2025 com renovadas esperanças de fazer história no futebol africano.
Comentários
Postar um comentário